
Mais informações: http://cinefagiajp.blogspot.com
contato: quebraquilos@googlegroups.com
Este evento é um espaço de discussão de saberes no campo da História, Arqueologia, Antropologia, Direito, Políticas Públicas, Educação, Meio Ambiente, Patrimônio Cultural, com ênfase nesta edição para o patrimônio cultural de natureza imaterial [em 2010, completam-se 10 anos de aprovação do decreto 3.551/2000, que instituiu o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem patrimônio cultural brasileiro] e para as reflexões sobre o ensino da cultura afro-brasileira e indígena.
É uma oportunidade singular para manter intercâmbio de idéias e experiências com especialistas locais e de outros centros de pesquisa e ensino do País e exterior. A intenção é ampliar as discussões das relações entre Memória, Identidade, Patrimônio, Cultura Afro-brasileira e Indígena, destacando a importância do Ensino e da Pesquisa, nesses campos de conhecimento.
Este ano, a Associação Nacional de História, Seção Piauí [ANPUH-PI], realiza o quarto evento desta natureza no Estado, firmando uma tradição de parceria com o Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional], Governo do Estado do Piauí, Prefeitura Municipal de Teresina, Universidades Federal e Estadual do Piauí; instituições que participam de eventos realizados pela ANPUH-PI por considerá-los de fundamental importância para a formação continuada de professores, graduandos, pós-graduandos e comunidade em geral.
Desde 2002, a ANPUH – PI proporciona à comunidade eventos dessa natureza. Em 2002, com a Associação Brasileira de História Oral realizou o Encontro Nordeste de História Oral [e 1ª Edição do Encontro Regional de História]; em 2004, com o Centro Acadêmico de História da UFPI, a IX Semana de História [e 2ª. Edição do Encontro Regional de História], em 2008, com o Iphan Piauí, a 1ª Edição do Congresso Internacional de História e Patrimônio Cultual; agora, em 2010, realiza a 2ª Edição do Congresso Internacional de História e 3ª Edição do Encontro Regional de História. A intenção é tornar essas parcerias e eventos sistemáticos, realizando-os a cada dois anos.
A importância desta atividade não diz respeito apenas ao envolvimento e participação de profissionais e pesquisadores, mas também da sociedade como um todo, já que as reflexões propostas para esta edição possibilitam aos participantes o desenvolvimento de uma consciência histórico-cultural, elemento fundamental na formação da cidadania.
Portanto, é um espaço privilegiado para intercâmbio de saberes, experiências e práticas no campo da produção acadêmica, científica e no ofício e modos de fazer de educadores e formadores de opinião, o que possibilitará discussões em níveis e tendências diversas, vez que congregará vários agentes sociais e instituições, engajados na defesa das fontes e manifestações culturais de interesse público.
Ao longo do evento ocorrerão conferências, mesas temáticas, comunicações [Simpósios Temáticos], mostra de filmes, exposições fotográficas e lançamentos de livros, além de apresentações de grupos artísticos locais.
Contará com profissionais, jovens pesquisadores e comunidade em geral, além de conferencistas e palestrantes locais, nacionais e de outros países. Este ano, contamos com as parcerias dos Programas de Pós-Graduação da UFPI [História, Educação, Políticas Públicas, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Antropologia e Arqueologia] e com o Núcleo de Pesquisa IFARADA.
CRONOGRAMA
De 19 de Julho a 24 de Agosto - Inscrições para apresentação de trabalhos nos Simpósios Temáticos.
De 25 a 30 de Agosto – Análise dos trabalhos para apresentação nos Simpósios Temáticos
31 de Agosto – Divulgação dos trabalhos aprovados para apresentação nos Simpósios Temáticos
02 de Setembro - Disponibilização de Carta de Aceite para os autores de trabalhos aprovados nos Simpósios Temáticos
08 de Setembro - Envio de textos Integrais para publicação nos Anais Eletrônicos.
De 19 de Julho a 31 de Agosto - Inscrições de trabalhos na modalidade pôsteres de iniciação científica [para alunos de graduação, sob a orientação de uma professor/pesquisador]
De 01 a 08 de Setembro – Análise dos trabalhos inscritos para a modalidade pôsteres de iniciação científica
14 de Setembro – Divulgação dos trabalhos aprovados para a modalidade pôsteres de iniciação científica
17 de Setembro - Disponibilização de Carta de Aceite para os trabalhos aprovados na modalidade Pôsteres de Iniciação Científica.
De 19 de Julho até o limite de vagas - Inscrições de ouvintes.
De 19 de Julho a 31 de Agosto - Recebimento de propostas para lançamento de publicações.
De 11 a 15 de Outubro – Congresso Internacional de História e Patrimônio Cultural e Encontro Regional de História da ANPUH Piauí.
INSCRIÇÕES E MAIORES INFORMAÇÕES: http://www.anpuhpi.org.br/
SIMPÓSIOS TEMÁTICOS
1. Memória, ensino e patrimônio cultural
2. Cidade, memória e historia oral
3. História e imprensa
4. História e ficção
5. História e patrimonialização das linguagens artísticas
6. Patrimônio, cultura e identidade: interfaces história, antropologia e arqueologia
7. Religiosidade e práticas culturais
8. Folkcomunicação
9. História, memória e historiografia
10. História e patrimônio arqueológico: conservação e preservação da memória
11. Juventudes, cultura e identidades
12. Histórias, narrativas visuais e produção de sentidos
13. História, música, teatro e estética
14. Gênero, feminismo, memória e história oral
15. História e gênero: práticas e representações
16. Memória, Sociedade e Movimentos Sociais
17. Cultura e Identidade
18. Patrimônio ambiental: meio ambiente e desenvolvimento
19. Rios e cidades do Brasil: emergindo identidades
20. História da escolarização e da formação de professores
21. As Narrativas da História e do Jornalismo
22. O Pensamento Libertário no Brasil e em Portugal.