terça-feira, 4 de maio de 2010

Situação conturbada do DCE

A situação do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da UFPB encontra-se completamente instável. Após reuniões duplas e tentativas de golpes da parte da gestão Chega de Conversa, estudantes de diversos CA's, organizações estudantis da UFPB ou mesmo independentes insatisfeitos com as abomináveis práticas do Chega de Conversa, decidiram reivindicar uma passagem de gestão e eleições legítimas e honestas. A fim de esclarescer tantos eventos que estão na mídia e circulando pela universidade, posto aqui a carta aberta dos estudantes da ocupação, explicando os últimos acontecimentos.


CARTA ABERTA AOS ESTUDANTES DA UFPB

Viemos por meio desta, esclarecer os fatos que vêm ocorrendo no âmbito do Diretório Central dos Estudantes da UFPB (DCE/UFPB).

1. A gestão “Chega de Conversa”, eleita em fevereiro de 2009, terminou em fevereiro deste ano, recusando-se até o presente momento a realizar novas eleições.

2. Tal gestão não realizou a prestação de contas da entidade, tomando pra si um valor de aproximadamente R$ 200.000,00, obtidos através da confecção de carteiras de estudantes.

3. No dia 20 de abril, a reunião do Conselho de Entidade de Base (Coebe) legitimou a formação de uma Comissão Gestora, cabendo a esta manter o processo de distribuição das carteiras de estudante e em conjunto com a Comissão Eleitoral dar início ao processo de eleições.

4. Na tentativa de tornar o processo mais transparente e democrático, duas vagas da Comissão Gestora foram destinadas aos representantes do grupo “Chega de Conversa”, que até o presente momento não se manifestaram sobre a ocupação das mesmas.

5. Neste contexto, estudantes e membros da Comissão Gestora julgaram legítima a proposta de ocupação do Diretório Central dos Estudantes, no sentido de efetivar as deliberações anteriormente aprovadas no Coebe. Dessa forma, na noite da última quarta-feira, aproximadamente cem estudantes presenciaram a ocupação da sede administrativa do diretório.

6. No presente momento a Comissão Gestora trabalha em conjunto com o Ministério Público, no sentido de reaver as carteiras de estudantes retiradas da sede da entidade, além da obtenção da prestação de contas para que se possa haver controle no processo de confecção e distribuição das carteiras estudantis.

Frente de Ocupação do Diretório Central dos Estudantes / UFPB






Fotos:













Nenhum comentário:

Postar um comentário